4 PS DO MARKETING

                            MIX OU 4 PS DO MARKETING APLICADO A MICRO EMPRESA


Os 4 Ps do Marketing ou MIX do marketing são um composto de ferramentas divido em quatro ps que surgiu nos anos 60 no livro basic marketing escrito por Jerome McCarthy que foi muito difundida sendo  utilizada até hoje, são eles;
ü  Produto:  é o que você vai vender ou serviços que você vai oferecer para seu público alvo.
ü  Ponto: é basicamente lugar onde será distribuído os produtos, onde você vai montar seu escritório,  sua loja, restaurantes etc;
ü  Preço: é o custo ou preços que seus clientes pagam por  determinado  produto ou serviços oferecidos por sua empresa. Para tanto você precisa calcular o custo da compra de cada produto, quanto você vai vender cada produto e por fim o seu lucro, para você ter uma base de seu lucro.
ü   Promoção: é basicamente a comunicação para fazer  conhecido um produto ou serviços aos seus clientes, fazer publicidade, marketing, ou seja é uma maneira ou estratégia de fazer seu público alvo saber que você tem um produto que eles querem ou serviços que eles precisam. Você pode promover seu produto ou serviços de várias maneiras.


 Explicarei como podemos aplicar isso a micro e pequenas empresas. Para tanto usamos, por exemplo, você quer abrir uma  loja que vende roupas, bijuteria, sapatos, bolsas etc...
Você precisa encontrar um lugar para mondar essa loja para a fim de vender esses produtos, pode ser na sua casa, um peça comercial, ou um outro lugar qualquer, esse será o ponto de venda. É importante que se escolha bem o ponto por que influência nas vendas, então se você for alugar uma peça comercial, escolha cuidadosamente o lugar, de preferência um ponto bem movimentado para que seus produtos fiquem mais expostos e conseqüentemente, mais fácil de vender. Se o lugar for à sua casa mesmo você tem que trabalhar bem o marketing para tornar sua casa conhecida do seus clientes.
O produto e preço explicarei junto.
Agora você tem que decidir o que você vai vender,  ou o produto oferecido como dizemos o produto neste exemplo serão roupas, bijuterias, sapatos, bolsas e o que você quiser imaginar, você tem que ter um ou mais fornecedores de produtos, por exemplos você vai comprar roupas de quem ou no caso se você mesmo vai fabricar ai você vai ter que saber quanto vai custar os tecidos, linhas, seu tempo, mão de obra, se você precisar, mas se você vai comprar roupas prontas, você vai ter que saber de que fabricante você vai comprar, a qualidade das peça, custo,  quanto você vai cobrar por cada peça, o lucro que você vai ter em cada peça vendida  e estrategicamente um estudo para você não correr o risco de vender muito barato e assim perder lucro ou se você não ta vendendo muito caro assim dificultando a compra, uma coisa que você pode fazer é ficar sempre de olho nos concorrentes, saber quem são seus fornecedores e quanto eles vendem cada peça, e sempre procurar comprar barato para vender como maior margem de lucro possível.
Como fazer seu público alvo saber que você tem o produto que eles procuram e como os fazer  comprar de você e não do seus concorrentes, ai entra o p do marketing que é promoção é expor sua empresa a seu publico alvo, o vai ter que promover sua loja, mostra para seus clientes que sua empresa  existe e que tem ótimos  produtos,  você pode fazer sua promoção de várias maneiras, dando brindes que mostre logotipo de sua empresa ou marca pode ser coisas simples mesmo como chaveiros, calendários, canetas, agenda, caderno, camiseta, xícara, pasta, bonés  etc. pode fazer folder mostrando seus produtos, cupom tipo a cada 100 reais em compra você ganha um cupom que vale 5 ou 10 reais para abatimento na próxima compra, fazer cartaz expondo sua marca, cartão de visita para dar pra seus clientes, se sua loja for grande faça uma radio na sua loja, estilos estas de mercado, onde você pode anunciar seus produtos para os clientes que estão na sua loja, patrocine ventos beneficente assim você pode exigir logotipo de sua loja e ao mesmo tempo fazer uma boa ação, faça uma web site de sua loja e logotipo bem bonitos, faça web marketing, faça marketing nas mídias sócias Orkut, twitter, you tube, blogs... citei apenas alguns exemplos aqui, sempre pesquise maneiras de promover sua empresas.
Lembre-se não basta apenas promover e fazer marketing  de sua empresa uma vez só ou lá de vez enquanto, sempre ache maneiras de deixar sua empresa sempre em destaque para seu publico alvo, por que quando seus clientes quiserem comprar eles sempre compram de quem lembram. A Coca Cola por exemplos é um produto que já tem nome é o mais vendido dos refringentes no mundo todo e nem por isso deixa de fazer marketing, propaganda por que sabem a importância de tal.